Paranaíba realiza ato para lançamento Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio

Por Maria Lúcia Fernandes 02/06/2021 - 14:29 hs
Foto: Marnei Marcelo

A Prefeitura Municipal de Paranaíba, por meio da Secretaria de Assistência Social, e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, lançou nesta terça-feira (01), às 08h, a Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio, no Município. O objetivo é sensibilizar e conscientizar toda a sociedade a respeito de mortes violentas, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.

A vice prefeita, Roseli Martins, esteve presente na ação e falou sobre o quanto é importante para a sociedade uma campanha desta magnitude.  “Falarmos sobre o feminicídio dá visibilidade a um assunto que precisa ser discutido, que é a violência contra as mulheres”.

Com a ajuda da Polícia Militar, o trânsito foi controlado para que houvesse a entrega de panfletos explicativos e de orientação sobre a Campanha Estadual de Combate ao Feminicídio. O objetivo da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres é discutir o crime como a maior violação de direitos humanos das mulheres, por meio de ações de mobilização, palestras, panfletagens, eventos e debates; divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia.

A Lei nº 5.202, de 30 de maio de 2018, instituiu no calendário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o dia 1º de Junho como "Dia Estadual de Combate ao Feminicídio", iniciando a "Semana Estadual de Combate ao Feminicídio". A data lembra a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 1º de junho de 2015 e tida como o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei 13.104/2015.

Denúncias - para denúncias, ligue gratuitamente no 180.

Por Otávio Armando